Close

Como obter licenciamento e alvará no menor tempo possível?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Iniciar um novo empreendimento envolve burocracias; afinal, o proprietário precisa de uma documentação completa para evitar prejuízos maiores mais a frente. Dentre elas, figuram: licenciamento ambiental e o alvará de funcionamento.

Nesse post vamos explicar do que se tratam esses dois documentos e como é possível obtê-los no menor tempo possível. 

Por que se preocupar com o licenciamento ambiental?

  • Quando o empreendimento de fato depende da utilização de recursos naturais, como a mineração, por exemplo;
  • Quando a atividade tem potencial de poluir o meio ambiente, mesmo que não utilize os seus recursos, como as metalúrgicas;
  • Quando o negócio provoca a degradação da natureza, como a construção civil, por exemplo.

Também é importante saber sobre o licenciamento em algumas modalidades: 

  • A Licença Prévia (necessária na fase de planejamento);
  • Licença de Instalação (autoriza a instalação do empreendimento);
  • Licença de Operação (permite que a empresa entre em funcionamento).

Por que o alvará de funcionamento é necessário?

Esse pode ser considerado o documento mais importante para uma empresa haja visto que sem ele, não se pode abrir as portas dentro da legalidade, ainda que os demais documentos estejam regularizados. Isso é válido para empreendimentos de todos os segmentos.

 

O alvará de funcionamento é emitido pela Prefeitura da Cidade e certifica que a empresa está apta a funcionar naquela localidade e realizar as atividades que foram descritas.

 

Atesta-se que aquele local escolhido é propício para o serviço que a empresa presta.

Como obtê-los mais rapidamente?

Como é possível notar, esses dois documentos são extremamente necessários e as empresas que operam sem os mesmos estão sujeitas a serem duramente penalizadas.

Ao mesmo tempo, a sua obtenção pode ser bastante morosa e burocrática, o que acaba se tornando um entrave para os empreendedores.

 

A maneira mais rápida existente é através da intermediação de empresas especializadas que possam coordenar a relação entre a requerente e os órgãos competentes.

 

Isso porque prestadores desse serviço já dominam todos os trâmites, contam com a infraestrutura operacional e sabem quais são os requisitos necessários para a obtenção dos documentos no menor prazo, capazes de orientar a sua empresa da melhor maneira.

 

Investir nesse suporte é uma forma de otimizar os seus recursos: primeiro porque se for necessário fazer alguma alteração no espaço, ela já será certeira, sem “tentativa e erro”. Além disso, ao agilizar a obtenção do licenciamento e do alvará, o funcionamento da empresa também pode ser iniciado de forma mais ágil, segura e competitiva.

 

Se você busca assessoria para licenciamento ambiental, entre em contato com a nossa equipe. Executamos estudos ambientais, planos e projetos, bem como monitoramentos, assegurando o profissionalismo necessário para respaldar o seu negócio.

admin

admin

Comentários

Categorias

Postagens Populares

Facebook

Instagram

Instagram did not return a 200.

SIGA-NOS